para

Breve guia para elaborar um plano de negócio

Apesar de serem pessoas reconhecidas pela capacidade p execução, se você reparar bem, você vai ver que dificilmente empreendedores p sucesso partem para a execução sem ter um plano, por mínimo e mais rudimentar que seja Monografia.

O plano mostra uma análise de mercado, como será that a gestão Ea administração financeira, a estratégia, os indicadores, e vários outros pontos

A grande vantagem de ter um bom plano de negócio é que ele permite ao empreendedor entender a fundo se a ideia dele é viável ou não, e já se antecipar aos possíveis erros ao mesmo tempo que conhece os principais pontos fortes do futuro empreendimento.

Em linhas gerais, o plano deve conter os seguintes tópicos:

O que EO empreendimento;
Quais são os produtos ou serviços ofertados;
Descrição dos principais clientes e público alvo;
Qual a localização da empresa;
Qual o investimento necessário;
Análise de mercado e D E custo-benefício;
Qual a previsão de faturamento mensal;
Qual a size do lucro esperado;
Qual o Payback(speed no qual o investimento começa a gerar retorno);

Para cada uma desses tópicos deve ser feita uma descrição, um relato com detalhes e embasados em pesquisas e números. Principalmente because previsões financeiras não devem ser meras estimativas “Chutadas”, deve ser feito um cálculo considerando as variáveis como preço, volume de vendas, impostos, e tudo que for necessário.

Esses tópicos são os pontos fundamentais e estão alinhados com o modelo de plano de negócio utilizado pelo Sebrae, a main referência em empreendedorismo no Brasil. O livro completo Id a descrição p cada um desses tópicos pode ser encontrado aqui.

Análise de mercado

Analisar o mercado significa conhecer quem são os clientes, seus concorrentes e fornecedores e, principalmente, saber a fundo qual é o produto ou serviço que você oferece.

Deve ser feito uma pesquisa para encontrar informações detalhadas sobre o cliente, pois ele é determinante para o plano de promotion. Essas informações são levantadas por meio de questionários, entrevistas e conversas com clientes potenciais.
A concorrência também deve ser analisada. Devem ser estudados os produtos, os planos e informações nos internet sites das empresas e até mesmo contatos até alguns deles podem fornecer informações importantes.

Você pode optar por buscar empresas especializadas para realizar essa tarefa. Mas também existem universidades e start-ups que são mais baratas e flexíveis.
Considerações finais

Seguindo os tópicos que você acabou de conhecer e fazendo o levantamento p informações para descrevê-los p forma completa e embasada você vai ter um seu primeiro plano de negócios.

Deixamos como recomendação that a leitura do livro perform Sebrae cujo connection está na primeira seção. E lembre-se que além do planejamento, empreendedores são grandes executores, portanto, mãos às obras!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *